ESEC do Noroeste Paulista
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
85
Espécies com foto:
85
Espécies com som:
0
Total de registros:
135
Total de fotos:
135
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

andorinha-serradora
Dina Lúcia Lucas Bessa
soldadinho
Dina Lúcia Lucas Bessa
andorinha-pequena-de-casa
Dina Lúcia Lucas Bessa
pato-do-mato
Dina Lúcia Lucas Bessa
saí-azul
José Elias Bessa (J. Bessa)
Áreas de Observação

Estação Ecológica do Noroeste Paulista

A Estação Ecológica Noroeste Paulista é uma unidade de conservação de proteção integral situada nos municípios de São José do Rio Preto e Mirassol , Estado de São Paulo, que possui área de 168,63 hectares e foi criada “com a finalidade de assegurar a integridade dos ecossistemas e da fauna e flora nela existentes, bem como sua utilização para fins educacionais e científicos” (Artigo 1º da Lei nº 8.316, de 5 de junho de 1993.

Apesar de seus vinte anos de existência, a ESEC Noroeste Paulista não foi palco de muitas pesquisas de campo que resultassem em trabalhos científicos sobre a flora e a fauna do local. As razões disso encontram-se explicadas no tópico História.

Pode-se afirmar, apenas, que a vegetação do local é típica de cerradão, cerrado (sensu stricto) e mata ripária. E que há brejos, córregos, nascentes de águas límpidas e uma represa.

História

A ESEC Noroeste Paulista foi criada no interior de área pertencente ao Instituto Penal Agrícola “Javert de Andrade” (IPA), presídio de regime semi-aberto, e sua administração ficou a cargo da UNESP – Campus de São José do Rio Preto. A guarda e vigilância da área, contudo, ficou a cargo do Instituto Penal Agrícola.

Conseqüência lógica desse peculiar arranjo foi a aprovação de um REGULAMENTO rigoroso, que, segundo consta, não facilitava o acesso nem mesmo para pesquisadores. Além disso, segundo consta, os pesquisadores evitavam a área por razões de segurança.

Essa situação manteve-se até dezembro de 2.010, quando houve a desativação do Instituto Penal Agrícola.

Um problema foi resolvido, mas outro surgiu.

Com a desativação do IPA os guardas que faziam a vigilância da área foram removidos de lá e a Estação Ecológica caiu em estado de abandono.

CLIQUE AQUI e saiba mais a respeito.

Infra-estrutura

Não há!

CLIQUE AQUI e conheça o Parque Natural Municipal da Grota de Mirassol.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

EMBRAPA

http://www.sct.embrapa.br/cdagro/tema03/03tema44.pdf

REGIÃO NOROESTE

http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=4239

De escola agrícola a instituto penal: a polêmica criação do IPA de São José do Rio Preto na década de 1950, de Matheus Moreira Marques e Raquel Discini de Campos

http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/viewFile/14094/8026

JUSBRASIL

http://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/177935/lei-8316-93